TIC - O computador está mudando o processo de alfabetização das crianças? Pedro Demo -O computador está mudando o processo de alfabetização das crianças sim, pelo menos até ao "internetês", que a criança domina em pouco tempo, em geral com ajuda dos coleguinhas e sem maior intervenção de adultos. Além do mais, "fluência tecnológica" é vista como parte da alfabetização hoje. TIC – De que forma a tecnologia pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem? Pedro Demo -Primeiro, está tornando obsoleto o termo "ensino", já que "repassar conhecimento" se tornou ocioso, além de ser contraditório (conhecimento não se repassa, se constrói). Muitos ainda usam tecnologia para "enfeitar" aula, mas é enfeitar defunto. Papel do professor não é ensinar, mas aprender junto com o aluno (de modo parceiro, embora à frente do aluno). Segundo, a expectativa - nem sempre bem preenchida - é que, com auxílio de ferramentas tecnológicas, em especial da web 2.0, seja possível incentivar a autoria como centro do processo de aprendizagem. É importante evitar panaceia ou resistência. TIC – Muitos pais se preocupam com o uso precoce do computador por seus filhos. Esta preocupação deve existir? Até que ponto? Pedro Demo -Deve existir, ainda que seja difícil dizer o que seria "precoce". A criança não pode usar a internet sem o cuidado dos pais, porque implica inúmeros riscos (também graves). Deve predominar o "olhar do educador", que não controla, impõe, cerceia, mas acompanha com devido cuidado, sobretudo educa para o bom uso. TIC – Você acredita que o contato com o computador e a internet pode despertar o interesse pela leitura e pela escrita? Pedro Demo -Novas tecnologias são, como todas as outras, ambíguas. Podem incentivar e matar a leitura, dependendo do contexto. De um lado, parece claro que a criançada gosta de ler o que está na tela, em geral textos pequenos (exemplo supino é o texto do twitter, de 140 toques apenas); resiste-se ler textos profundos, longos, complexos. De outro, a criança lê mais, mas não necessariamente bem. No entanto, o bom uso das plataformas da web 2.0 poderia auxiliar a disseminar a leitura, à medida que, para fazer texto próprio (multimodal, sobretudo), a criança percebe que leitura ajuda muito. TIC - O computador é hoje uma das principais ferramentas que introduz as crianças no mundo das letras. O que muda com isso na educação? Pedro Demo -Muda que modos não formais de aprender vão se impondo e rivalizando os da escola (formal), com o agravante de que o mundo da escola aparece como o mundo da chatice, disciplina, autoritarismo, enquanto o mundo virtual aparece como da liberdade (o que é enorme ilusão). TIC - Como os pais e a escola devem encarar esta transformação? Pedro Demo -Com naturalidade e cuidado. A relação de cuidado (olhar do educador) é a mais adequada, porque evita mero controle e imposição. O computador não vai mais sair da vida das crianças. A saída é saber usar bem. Fonte: TIC EDUCAÇÃO. Novas tecnologias auxiliam na alfabetização de crianças. Disponível em http://www.ticeducacao.com.br. Acesso em 22 de fevereiro de 2011. |
...
Blog criado com o objetivo de divulgar as ações do Projeto no Município de Paraipaba.
segunda-feira, 5 de dezembro de 2011
Novas tecnologias podem auxiliar no processo de alfabetização.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário